Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a Serra do Tromba, no município de Piatã, na Chapada Diamantina, informou nesta terça-feira (11/09/2018) a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). 

Ainda não se sabe o tamanho da área atingida e nem o dano causado à fauna e à flora. O incêndio, de acordo com a Sema, já dura dois dias e ocorre em local de difícil acesso, por isso um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar auxilia no combate ao fogo.

O helicóptero, que já está no local, atua no transporte dos combatentes (voluntários e do Corpo de Bombeiros), equipamentos, ferramentas e logística necessária, e realiza combate direto através da utilização do bambi-bucket, uma espécie de bolsa para lançamento de água no combate aéreo a incêndios. “O helicóptero é imprescindível para a atuação dos brigadistas voluntários da Brigada Voluntária Altitude Ambiental, e dos militares do Corpo de Bombeiros da Bahia. A Brigada relatou a dificuldade de acesso e a complexidade do incêndio, que iniciou na base da serra e subiu com velocidade”, diz uma nota da Sema.

O local atingido pelas chamas não tem acesso via terrestre, o que inviabilizou ações efetivas de atuação dos brigadistas e Corpo de Bombeiros. De acordo com a Sema, as nascentes do Rio de Contas, que ficam na região da Serra do Tromba, não foram atingidas pelo incêndio, cujas causas estão ainda serão investigadas.

“Estamos monitorando a situação junto ao Corpo de Bombeiros Militares da Bahia e equipe técnica do Inema [Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos], para garantir ações estratégicas rápidas que minimizem os danos ambientais. Chamamos a atenção para os cuidados de prevenção aos incêndios florestais que se acentuam a partir dos próximos meses”, completa o comunicado da Sema. As informações são do Correio 24h.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem