Um incêndio de grandes proporções ameaça destruir toda a flora e fauna da serra onde situa-se a Fazenda Sarpa, nas imediações do povoado de Pé de Serra, no interior do município de Utinga, no alto da Chapada Diamantina.

A seca que assola a região tem contribuído para a propagação rápida do fogo que avança sem controle sobre as reservas nativas, dizimando plantas e animais. Além de provocar sérios prejuízos nas propriedades rurais dos agricultores daquela região.

O fogo avança sobre a serra e morros, cujas labaredas são vistas à distancia na  noite da ultima sexta-feira, 02/11/2018, gerando muita preocupação e medo aos moradores da vizinhança. A falta de brigadistas treinados desestimula  os voluntários que não dispõem de equipamentos adequados para o combate a incêndios florestais.

Um grupamento de policiais militares sob o comando do Capitão Pires, que comanda a Cia PM da cidade de Utinga, vem monitorando o incêndio.

Informações passadas pelo prefeito Joyuson Vieira, que se encontra em viagem, revelam que há indícios de incêndio criminoso, a princípio afastada a possibilidade de qualquer fenômeno natural causador da queimada. “As autoridades competentes estão agindo nas investigações e na possibilidade do difícil combate às chamas que, em ambiente propício devido à seca, se alastra rapidamente”, informou o prefeito Joyuson Vieira, que mesmo em viagem, colocou a administração municipal à disposição, disponibilizando veículos e combustível para ajudar no que estiver ao alcance.

Há relatos de que o incêndio pode  ser de origem criminosa, com a suspeita de ter sido provocado pela explosão de dinamites por exploradores de pedras naquela área.

O secretário estadual de meio ambiente, José Geraldo dos Reis Santos, foi informado via WhatsZapp, sobre o sinistro que ameaça a serra.


Fonte: O Paraguaçu

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem