Ainda na escola, a baiana Anna Luísa Beserra traçou um objetivo: queria ser cientista e desenvolver projetos que mudassem a realidade das pessoas. 

Aos 21 anos, ela pode dizer que conseguiu mais do que isso: na terça-feira (17/09/2019), foi anunciada como a primeira brasileira a vencer o Prêmio Jovens Campeões da Terra da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente. 

Anna Luísa é criadora do Aqualuz – um dispositivo que purifica a água através dos raios solares. Com o objetivo de levar água potável para quem não tem acesso a água limpa, a jovem biotecnologista – formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no ano passado – é a primeira brasileira a receber a honraria. 

De acordo com a própria ONU, esse é o principal prêmio ambiental para jovens empreendedores com idades entre 18 e 30 anos.“Nunca imaginei ganhar. A gente não tinha expectativa alguma”, contou Anna Luísa, ao CORREIO, na manhã desta quinta-feira (19), horas antes de embarcar para Nova York, nos Estados Unidos. 

Ela viajou justamente porque parte do prêmio envolve participar da Semana do Clima nova-iorquina, que começa na segunda-feira (23/09) e vai até o dia 30. Além de receber o prêmio em uma cerimônia no dia 26, Anna Luísa vai dar uma palestra sobre o Aqualuz e sobre o próprio trabalho na conferência jovem, que acontece de forma paralela à programação principal. 

Fonte: Correio

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem