Um grupo de aproximadamente 50 comerciantes de Barro Alto realizou na manhã de terça-feira (29) uma manifestação pacífica na GO-080, no trevo que dá acesso à Anglo American.

Eles queimaram pneus, colocaram um monte de terra bloqueando o tráfego na rodovia e instalaram tendas e faixas. Há apoio de viaturas da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros. Nenhum caminhão carregado de minério saiu da Anglo American pela manhã. Todos ficaram retidos no trevo.

Nenhum representante da mineradora se dispôs a negociar com os manifestantes, que munidos de água e alimentos, prometem acampar no local por tempo indeterminado.


 Fonte do Jornal do Diário do Norte /Anderson Alcântara 



A grita geral é contra a forma como a vizinha Goianésia (50 km) está sendo beneficiada em detrimento de Barro Alto, município que abriga as jazidas de níquel e que sedia o parque de operações da multinacional.

Os comerciantes exigem que a Anglo American fixe os funcionários diretos e indiretos em Barro Alto.

Querem que a empresa mude sua política de incentivo, não mais oferecendo transporte para outra localidade que não seja o município.

Que as novas empresas terceirizadas estejam fixadas na cidade e, principalmente, que a empresa priorize os prestadores de serviços e o comércio local.

A pressão exercida pelos comerciantes de Barro Alto, que esperavam aumentar as vendas por conta da estada da empresa no município, pode, no entanto, fazer a Anglo American rever algumas de suas políticas.

Em fevereiro, eles apresentaram suas reclamações à diretoria da mineradora, que pediu prazo para atender alguns dos pedidos.

Cinco meses depois, de acordo com os comerciantes, a situação continua a mesma.

 Fonte do Jornal do Diário do Norte /Anderson Alcântara

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem