Uma auditoria realizada pela prefeitura da cidade de Ilhéus, localizada no sul da Bahia, constatou que cerca de mil funcionários e ex-funcionários da casa recebiam indevidamente o Bolsa Família. As irregularidades foram descobertas cruzando informações da folha de pagamento da prefeitura com dados da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Receita Federal.

Segundo Jamil Ocké, secretário de Desenvolvimento Social, a fiscalização continuará a ser realizada. “Estamos começando pelo servidor público municipal, vamos passar pelo servidor público estadual, e logo estaremos fazendo esta investigação na iniciativa privada”, afirma.
Ocké acrescenta que os funcionários que recebiam o benefício indevidamente poderão ter que devolver o dinheiro aos cofres públicos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, os envolvidos na fraude já foram excluídos do cadastro do Bolsa Família e sofrerão processo administrativo. Além disso, um relatório sobre o caso será enviado ao Ministério Público e ao Ministério do Desenvolvimento Social.

De acordo com Fernando Reis, coordenador municipal do Bolsa Família, com a suspensão dos cadastros irregulares, muita gente que estava na fila de espera passará a ser atendida pelo programa. “Um grande número de famílias que estão cadastradas há mais de dois, três, quatro anos, e que nunca receberam o benefício, agora vão receber”, revela Reis.

Na Bahia, cerca seis 6,5 milhões de pessoas são beneficiadas pelo Bolsa Família. Já em ilhéus, aproximadamente 22.500 famílias são atendidas pelo programa.

Fonte do G 1 BA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem