Foto: Reprodução/Ruan Melo/G1
A nova versão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital foi lançada em Salvador nesta quinta-feira (11), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA), na Avenida Sete de Setembro.
A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que entregou o novo documento a um adolescente de 14 anos, como ato simbólico. Durante a cerimônia, funcionários da SRTE-BA realizaram protesto por melhores condições de trabalho e melhorias na estrutura do prédio onde o órgão está localizado.
O ministro ressaltou a rapidez com que a nova carteira de trabalho será confeccionada, facilitando a vida do trabalhador. "A antiga levava até 30 dias. Hoje, através do agendamento, o trabalhador marca o dia e a hora para atendimento. Depois, no dia do atendimento, em torno de dez, quinze minutos, ele recebe a carteira. Normalmente, quando o trabalhador vai tirar a carteira, ele já tem emprego. Se demora 30 dias para a confecção, quando ele voltar, é capaz de não ter mais o emprego", explicou o ministro Manoel Dias.
O sistema de emissão deste tipo de documento será suspenso no interior da Bahia, por conta da implementação da nova carteira. O serviço voltará a ser realizado normalmente no dia 2 de janeiro. Em Salvador, a suspensão começa na sexta-feira (12). Dentre outros benefícios, o novo sistema terá validação de dados feita de forma online, o que resultará na entrega da carteira no mesmo dia da solicitação.
Postar um comentário