O Governo da Bahia decretou estado de emergência em 16 municípios da região do Baixo Sul. Publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19), o decreto de número 15.757 contempla os municípios de Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha. A cidade de Cairu ficou embaixo d´agua e a população sofre com os efeitos do temporal.

O Rio Guarany transbordou e a água invadiu as casas. Houve deslizamento de terras em diversos locais

Na tarde desta quinta-feira (18), uma reunião foi realizada no Gabinete da Casa Civil, a fim de organizar os próximos passos a serem tomados para aliviar os efeitos da chuva. Participaram do encontro, além do secretário e do chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Mello e Bruno Dauster, representantes do Corpo de Bombeiros, das secretarias estaduais de Segurança Pública, de Sedes (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil), de Infraestrutura (Seinfra), de Relações Institucionais, de Derba (Desenvolvimento Urbano e do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia).

O superintendente da Sudec e coordenador do grupo de trabalho, Salvador Brito, afirmou que o decreto permite que o estado atue emergencialmente nas cidades afetadas, facilitando a redução dos danos em caráter de urgência.

— Precisamos reestabelecer os serviços essenciais para a população, como o acesso a abrigo, alimentação e medicamentos. O deslocamento de máquinas para a região e a recuperação do acesso das pessoas às rodovias também estão entre primeiras medidas a serem tomadas por parte do Estado.


Fonte do R 7 Bahia


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem