Foto: Juliana Almirante/Metropress

O governador Rui Costa assinou, nesta sexta-feira (27), em Minuim, localizado em Santa Brígida, a ordem de serviço para a contratação da primeira etapa de obras de implantação dos 145 sistemas de dessalinização. 

Costa estava acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A ação, que faz parte do Programa Água Doce, vai levar água de qualidade a 41 municípios baianos e teve investimento total de R$ 61,8 milhões.

O coordenador do projeto Água Doce na Bahia, Rubem Zaldivar, informou que a Bahia foi o estado que mais recebeu recursos do projeto. Na mesma unidade de dessanilizaçao, também funciona a produção de tilápias em dois tanques. A criação dos peixes é feita com a água que sobra do processo de dessalinização. Nos últimos cinco anos, a unidade produziu 13 toneladas do peixe, que são vendidos a 7 reais o quilo para os moradores do local.

A presidente da associaçao de moradores da região, Iris do Céu, conta que antes da implantação do sistema de dessalinização, para conseguir água potável era preciso andar cerca de 3 km. Além disso, ela acredita que os casos de problemas de saúde por conta da ingestão de água contaminada reduziram em 90%. "Só falta agora água na torneira, que não tem aqui", reclamou. A conunidade também não tem sinal de telefonia celular nem sistema de esgosto.

*Com redação de Júlia Sarmento

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem