Foto: Tomaz Silva/ Ag. Brasil

O salário extra esperado pelos trabalhadores brasileiros neste ano será destinado, principalmente, para o pagamento de dívidas, conforme pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). 

74% dos 1.037 brasileiros entrevistados apontaram, que ao invés de fazer compras, o recurso será para quitar contas pendentes. 

De acordo com dados da Anefac, os dois anos anteriores também apresentaram o mesmo resultado. Mas o índice cresceu 8,2% na comparação com 2014, quando 68% indicaram a mesma alternativa. Boa parte das contas (83%) é referente a cartões de crédito (44%) e cheque especial (39%). Depois aparecem os débitos com financiamento bancário (7%), regularização do nome (4%), prestações do comércio (4%) e outras dívidas, como tarifas de serviços públicos (2%). 

Apenas 8% das respostas indicam parte da destinação do décimo terceiro para compra de presentes, o mesmo índice está para quem prefere poupar e investir parte do dinheiro para pagamento de despesas comuns do começo do ano, como material escolar e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A Anefac considerou que os números indicam elevação do endividamento dos consumidores devido à redução da atividade econômica, aumento da taxa de juros e inflação mais alta.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem