A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na ultima Terça-feira (17/04/2018) reajuste nas contas de luz de consumidores de concessionárias de quatro estados do Nordeste,da RGE-Distribuidora de Energia S.A., que fornece energia a usuários de 118 municípios das regiões metropolitana e Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, e para uma cooperativa de eletrificação rural de São José do Rio Preto, em São Paulo.

Na Bahia, no Ceará, no Rio Grande do Norte e em Sergipe, as novas tarifas entram em vigor domingo (22/04).

Os consumidores da Coelba, que atende a 5,9 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios baianos, terão reajuste médio de 16,95%. Consumidores residenciais e comerciais atendidos em baixa tensão terão reajuste médio de 17,27% e os de alta tensão, o que inclui as indústrias, de 16,17%.

As tarifas da Enel Ceará terão reajuste médio de 4,96%. Para os consumidores residenciais, a tarifa aumentará 3,80% e, para os industriais, 7,96%. A Enel atende a 3,4 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios cearenses.

Os consumidores atendidos pela Companhia de Eletricidade do Rio Grande do Norte (Cosern) terão reajuste médio de 15,61%. Para os de alta tensão, a tarifa será reajustada em 17,47% e, para os residenciais e comerciais, em 4,88%. A Cosern atende a 1,4 milhão de consumidores no estado.

O reajuste médio aprovado para as tarifas da Energisa Sergipe (ESE) será de 10,30%. Para os consumidores da baixa tensão, o que inclui as residencias e domicílios da zona rural, o aumento será de 9,78% e, para os de alta tensão, o que inclui empresas, de 13,92%.

Rio Grande do Sul

A Aneel autorizou também reajuste médio de 22,47% nas contas de luz de consumidores atendidos pela RGE-Sul Distribuidora de Energia S.A a partir desta quinta-feira (19). A RGE atende a 1,3 milhão de unidades consumidoras. Para os consumidores residenciais, o índice de aumento será de 20,96% e, para as unidades atendidas pela alta tensão, de 24,99%.

o reajuste faz parte da quarta revisão tarifária. De acordo com a Aneel, a revisão tarifária “está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas”.

São José do Rio Preto

Também foi aprovado reajuste médio de 10% nas tarifas da Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de São José do Rio Preto, em São Paulo, que atende a 7,7 mil unidades consumidoras em 13 municípios. Para os consumidores residenciais, atendidos na baixa tensão, o aumento será de 5,20% e, para os atendidos em alta tensão, de 17,91%.

“Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Aneel considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais”, disse a Aneel.


Fonte: Agencia Brasil

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem