Foto: Divulgação/STF

Após Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, declarar na manhã desta quinta-feira (29) que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deixará o comando da Corte, o ministro fez um pronunciamento oficial sobre sua aposentadoria. Em declaração no plenário do Supremo no início da tarde de hoje, o presidente confirmou que deixa os colegas em junho, antes do recesso. Na ocasião, Barbosa comentou sua participação e agradeceu aos ministros. 

"Decidi me afastar no STF no final de junho. Afasto-me não apenas da presidência, mas do cargo de ministro. Requererei o meu afastamento do serviço público após quase 41 anos. Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor esta corte no que é, talvez, o seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político institucional do nosso país. Sinto-me deveras honrado de ter feito parte deste colegiado e de ter convivido com diversas composições - e, evidentemente, com a atual composição do STF. Agradeço a todos, meu muito obrigado", declarou. 

O ministro Marco Aurélio fez elogios a atuação de Barbosa durante o julgamento do mensalão, assim como Teori Zavascki e o procurador-geral da República Rodrigo Janot que disse que "fica o protesto pela saída prematura do presidente".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem