Foto: Arte/Metropress

Nesta segunda-feira (29), a pesquisa CNT/MDA divulgada pela Confederação Nacional do Transporte mostra Dilma Rousseff (PT) na liderança da corrida eleitoral pelo cargo de presidente da República.

A candidata petista aparece com 40,4%, seguida de Marina Silva (PSB), com 25,2%, e Aécio Neves (PSDB), com 19,8%. 

De acordo com a pesquisa, em relação ao último resultado divulgado na última semana, Marina apresenta uma queda de 2,2 pontos enquanto Aécio e Dilma apresentam aumento de 2,2 e 4,4 pontos percentuais, respectivamente. A candidata Luciana Genro (PSol) cresceu de 0,9% para 1,2%. Já Pastor Everaldo (PSC) reduziu de 0,8% para 0,6%. Os outros candidatos aparecem com 0,5%. Votos brancos e nulos somam 5,9% e indecisos são 6,4%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação prévia dos candidatos, Dilma e Marina disputariam o segundo turno das eleições. A candidata do PT apresenta 36,7% das intenções de voto, com variação de 5,3 pontos em relação ao último resultado da pesquisa. Marina Silva permanece estável, com 22,5% das intenções, 0,5 ponto a menos que no último censo. O tucano Aécio Neves cresceu 3,1 pontos, alcançando a preferência de 17,5% dos eleitores. Luciana Genro foi citada por 0,9% dos entrevistados e Pastor Everaldo por 0,5%. Os outros candidatos somam 0,7% e brancos e nulos totalizam 6,4%. Os eleitores indecisos são 14,8%. 

Para 80,8% dos entrevistados pela pesquisa CNT/MDA, o voto já está definido. Outros 18,5% admitem que podem mudar de ideia até o dia 5 de outubro. Os eleitores de Dilma Rousseff são os que mais apresentam certeza sobre o voto: 85,9% dizem que a opção é definitiva. No caso de Marina e de Aécio, o percentual de definição é de 77,8%, em cada. 

No segundo turno

Em uma simulação de segundo turno entre as candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva, a petista aparece pela primeira vez à frente da socialista. Com uma vantagem de 9 pontos, Dilma tem 47,7%, enquanto Marina aparece com 38,7% das intenções de voto. Na pesquisa divulgada na última semana, as duas apresentavam empate técnico. A candidata do PT tinha 42% das intenções enquanto a do PSB apresentava 41%.   

Já em uma simulação entre Dilma e Aécio, ela tem a preferência de 49,1% dos eleitores. O tucano aparece com 36,8%. Num terceiro cenário, que simula a disputa de segundo turno entre Marina e Aécio, ela apresenta 41,1% das intenções de voto, contra 36% do candidato do PSDB.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem