Um cronograma do Ministério das Comunicações determinou que a cidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, será a primeira do país a ter o sinal analógico de transmissão de televisão desligado. A interrupção será daqui um ano, em 29 de novembro de 2015.

Antes que a data chegue os moradores da cidade têm duas opções para seguir acompanhando a programação: adquirir uma televisão com conversor digital integrado ou um equipamento externo. Segundo explica o gerente de Engenharia e Tecnologia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla, o consumidor que optar pela segunda opção poderá continuar usando o televisor antigo.
“Ele conecta o conversor externo a uma antena adequada, uma antena UHF, e vai receber o sinal digital que já está sendo transmitido. A partir daí, a TV dele conectada ao conversor vai voltar a ter imagem naquela TV de tubo que não recebe mais o sinal analógico”, diz.




Clique Aqui Pra Ler Mais


O vendedor Weslei Carvalho Castro se antecipou e já comprou um aparelho que faz a conversão do sinal. Com o equipamento, ele manteve o televisor de tubo, mas recebe a programação em formato digital. “No digital é diferente, você vê a pessoa, rugas e tudo mais. Até o que a gente não queria ver a gente vê. Então é uma imagem completamente diferente hoje em dia, bem melhor”, diz.
Independente da opção do consumidor, os comerciantes comemoram o mercado que se abre com as mudanças. “Apenas 10% da população está com um produto preparado com o sinal digital então nós temos um mercado aí de 90%. Geralmente as pessoas já têm um produto de LED, uma TV tela plana em casa, mas nem todas têm o receptor digital integrado”, afirma o diretor de vendas José Guimarães.
O cronograma divulgado prevê que após o teste em Rio Verde o serviço analógico será desligado em Brasília e dez cidades do Entorno do Distrito Federal, em 3 de abril de 2016. A Região Metropolitana de Goiânia fará a transição para o sinal digital em 28 de agosto do mesmo ano.


Fonte do G 1 Goiás

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem