Nos últimos dias o  mosquito da dengue, tendo como diagnóstico chikungunya, se alastrou em Várzea da Roça, com dezenas  pessoas  pegando a doença  e  procurando ajuda no Hospital Municipal. 

Devido ao aumento de casos de Dengue e Febre Chikungunya notificados, (ambas transmitidas pela picada de mosquitos).Várzea da Roça está precisando urgente do  carro fumacê, com o objetivo principal de evitar o aumento descontrolado de focos e consequentemente maior proliferação dos mosquitos.


Tratamento para febre de Chikungunya

​O tratamento para febre de Chikungunya pode ser feito em casa com repouso e ingestão de líquidos, como água, chá e água de côco, por exemplo.

Além disso, outros cuidados e remédios, prescritos pelo clínico geral, podem ajudar a aliviar os sintomas, como febre e dor articular, até que o organismo seja capaz de combater a febre de Chikungunya.

Alguns cuidados para tratar os sintomas específicos da febre de Chikungunya são:

Febre: colocar uma compressa fria na testa, evitar o excesso de roupa, beber chá de pulmonária ou tomar remédios antipiréticos, como o Paracetamol, de acordo com as indicações do médico;

Dor nas articulações: aplicar compressas quentes, com óleo essencial de camomila, sobre a articulação dolorida, beber infusão de salgueiro 3 vezes por dia ou tomar remédios analgésicos, como Acetaminofeno, receitados pelo clínico geral;

Náuseas e vômitos: beber chá de gengibre durante o dia, chupar um picolé de limão ou tomar remédios antieméticos, como a Metoclopramida ou Ondansetrona, prescritos pelo médico;

Diarreia: beber água de arroz, comer alimentos cozidos de fácil digestão, como fruta, arroz ou frango ou ingerir remédios antidiarreicos, com Loperamida ou Racecadotril, indicados pelo clínico geral.
Uma boa dica, além dos cuidados citados, é fazer uma alimentação rica em vitamina C, aumentando o consumo de frutas como laranja, kiwi ou morango, para fortalecer o sistema imune e acelerar a recuperação.

Geralmente, o tratamento para febre Chikungunya dura entre 7 a 30 dias, dependendo da idade do paciente, e, durante este período, deve-se ficar protegido por um mosquiteiro ou utilizar repelentes para evitar a transmissão da doença através da picada do mosquito.


Fonte Baiano Produções com informações de Tua Saúde e Dr. Arthur Frazão

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem