O município de Utinga, localizada na Chapada Diamantina, recebeu a boa notícia esta semana de que entrou no Mapa do Turismo publicado no Diário Oficial da União.

 A região ficou enquadrada na categoria D de classificação do Ministério do Turismo (MTur). Muita gente não sabe, mas Utinga, que tem o mesmo nome do rio que nasce em suas terras e cruza a Chapada, tem inúmeras belezas. São 630km² de território e aproximadamente 20 mil habitantes. Entre os seus pontos turísticos, destaque para a Serra da Atalaia, na Estrada da Cabeceira do Rio, que é de uma beleza exuberante com um orquidário natural.



Uma visita à aldeia Iapira, dos indígenas da etnia Payayá, é também uma grata surpresa. Lá o turista pode encontrar desde ervas e chás medicinais, como um dos mais pedidos, feito com cúrcuma, gengibre e sucupira, para acalmar o estômago. E não para por aí, eles fabricam também a Kauin Eté, uma cerveja artesanal de produção indígena, que tem em sua receita o licuri, jambu, e outros elementos da cultura payayá. A tribo tem também uma produção de licores e bebida de jambú, que são feitas com a cachaça Cabeceira do Rio, mais uma produção utinguense.A cachoeira da Mariazinha, na comunidade do Riachão, é outro ponto bastante procurado. Tem trilha fácil, na ida é praticamente só descida, é bom estar calçado com sapato com solado de borracha para não derrapar. A subida na volta é a parte mais complicada, mas nada impossível, basta acertar o ritmo. O local tem poços para banho e quedas d’água relaxantes.

Também vale a pena visitar o Balneário do Argemiro, um local privado banhado pelo Rio Riachão, que oferece lazer e diversão com shows ao vivo, quadra de esportes, chuveirão e uma piscina natural. Além das iguarias culinárias da cidade, como o cortadinho de palma com galinha caipira, o cortado de banana verde e o maxixe cozido.



Fonte: Jornal da Chapada

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem