Na ultima terça-feira, 31 de março de 2020, na sede da Secretaria de Saúde aconteceu uma reunião com o Comitê Municipal de Acompanhamento de Ações de Prevenção e Controle do Novo Coronavírus (Covid-19), ficou decidido a prorrogação do decreto 045/2020 por mais cinco dias, mantendo o comércio fechado, exceto os essenciais.

A comissão concluiu que há a necessidade de esperar os resultados dos exames em análise e observar a propagação do vírus durante esse período.
É importante salientar que cinco dias podem não serem suficientes para esta análise, podendo ao final ser novamente prorrogada a regulamentação.
Na reunião alguns representantes do comércio local sugeriram a Prefeita a reabertura do comércio mediante normas rígidas de higiene e contra aglomeração, mas por conta do atual estado foi decidido que apenas restaurantes da beira das BRs, vão poder abrir, mas seguindo as orientações de higienização, está liberação se deu por conta da necessidade de dar um suporte aos caminhoneiros que transportam mantimentos e produtos que reabastece o comércio de todo o país.
A partir do dia primeiro o município pretende formar barreiras sanitárias, para monitorar a entrada de pessoas vinda de outras cidades, assim como foi flagrado hoje, um ônibus deixou vários passageiros no contorno de Jacobina, muitas dessas pessoas podem vim de cidades com pessoas infectadas e acabar contagiando os moradores locais.Segundo a Secretaria de Saúde um grande problema das cidades do interior está sendo esse tipo de comportamento da população, que está indo buscar parentes em outras cidades sem tomar as medidas necessárias de isolamento.

Uma nova comissão foi formada para elaborar um plano de reabertura do comércio quando isso for possível, mesmo que o decreto de suspensão termine após os cinco dias, não está definido que haverá feira livre na segunda-feira, 06, pois as ações de contingenciamento dependerão do quadro de saúde que a cidade apresentar nos próximos dias.

Foi solicitado entre as secretarias que profissionais de outras áreas atuem na fiscalização da circulação de pessoas, comércios e praças para evitar aglomerações como algumas situações tem sido vista.

A Prefeita Lydia Pinheiro irá se reunir com os prefeitos das cidades da microrregião para juntos tomarem decisões futuras. Será ampliada a fiscalização em Casas Lotéricas e Correspondentes Bancários, além de uma reorganização e espaçamento entre as barracas da cobertura da Praça da Feira, com implantação de pias com água e sabão para higienização das mãos. Serão abertos os restaurantes apenas das BRs para atenderem caminhoneiros, de forma organizada, cumprindo as normas de higienização e evitando aglomerações. Também salientou que irá notificar os bancos por conta das filas que se presenciou na data de hoje. 


Viajantes esperam transporte para seguir destino


Fonte: Fr Notícias com informações Ascom PMCG


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem